PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 10 de Janeiro de 2022 12:35

Fortes chuvas causam tragédias em Minas Gerais

As fortes chuvas provocaram enchentes, transbordamento de dique de uma mineradora e interdição de estradas.

Imagem Google

O fim de semana foi trágico no Estado de Minas Gerais. As fortes chuvas provocaram enchentes, transbordamento de dique de uma mineradora e interdição de estradas. O acidente mais marcante, no entanto foi o desabamento de um paredão rochoso em Capitólio, cidade turística nas margens da represa de Furnas.

Minas Gerais vem sofrendo com as chuvas. Neste início de ano são 138 cidades em situação de emergência, conforme boletim da Defesa Civil Estadual. Entre estas a cidade de Rapósos, próximo a Belo Horizonte, onde o Rio das Velhas transbordou e inundou cerca de 600 casas e tomou o centro da cidade.

Em Nova Lima, também na região metropolitana de Belo Horizonte, um dique transbordou e invadiu a rodovia que liga a capital mineira ao Rio de Janeiro, atingindo veículos que passavam pelo local. Segundo o corpo de bombeiros o dique não se rompeu. Uma pessoa ficou ferida.

Algumas estradas que cortam o estado ficaram parcial ou totalmente interditadas, entre elas a BR 381, a Fernão Dias em alguns ponto como no km 506, São Joaquim de Bicas com interdição total. Rio Paraopeba iminência de transbordo sobre a ponte.

No km 527 próximo a Brumadinho com interdição total devido a parte da pista ter cedido no sentido norte, entre São Paulo e Belo Horizonte, com desvio pelo quilometro 536 no sentido Itaúna, Mateus Leme e Juatuba, pela BR 262, Belo Horizonte.           

Também na Fernão Dias no quilômetro 541,5 em Itatiaiuçu com interdição parcial na faixa da direita no   sentido Belo Horizonte, devido a queda de barreira.

Por fim interdição parcial por queda de barreira no sentido de Vitória, capital do Espírito Santo, no quilômetro 448 em  Sabará

Mas a mais assustadora das tragédias que se abateu sobre nosso estado neste fim de semana foi o desabamento de um paredão rochoso na cidade de Capitólio. As imagens do imenso bloco de pedra despencando sobre lanchas turísticas causaram consternação e apreensão. O acidente aconteceu no sábado, dia 8, por volta do meio dia e meia.

10 pessoas morreram, destes nove já foram identificados:

Julio Borges Antunes, 68 anos, natural de Alpinópolis (MG). 

Maycon Douglas de Osti, 24 anos, nascido em Campinas.

Camila da Silva Machado, 18 anos, nascida em Paulínia.

Sebastião Teixeira da Silva, 64 anos, natural de Anhumas.

Marlene Augusta Teixeira da Silva, 57 anos, natural de Itaú de Minas. 

Geovany Teixeira da Silva, 37 anos, natural de Itaú de Minas.

Geovany Gabriel Oliveira da Silva, 14 anos, natural de Alfenas.

Thiago Teixeira da Silva Nascimento, 35 anos, nascido em Passos.

Rodrigo Alves dos Anjos, 40, Betim (MG) - piloto da lancha

Ainda falta ser oficialmente identidicada

Mulher de 43 anos, natural de Cajamar (SP)

 

Como aqui em Ouro Fino as chuvas têm caído constantemente desde o fim de dezembro, o departamento de jornalismo entrou em contato com Antonio de Sousa Batista, conhecido Popularmente como Toninho da Defesa Civil, sobre eventuais riscos para a população da cidade, que tranqüilizou a população e deixou o alerta quanto às trombas d'água nas cachoeiroas locais, para que a população evite estes locais durante a temporada de chuva.

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento