PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 17 de Dezembro de 2021 12:10

Adolescente com ligação com grupo nazista é apreendido em Itajuba

Em operação contra crimes de ódio

Imagem: Policia Civil

Uma operação contra crimes de ódio na internet apreendeu, em Itajubá, no Sul de Minas, um adolescente de 15 anos por ligações com um grupo nazista.

De acordo com as investigações, o grupo teria integrantes de diversos estados do país. Eles são acusados de fazerem apologia ao nazismo e incitar o ódio contra negros e judeus em redes sociais.  A ação policial na cidade do Sul de Minas foi um dos desfechos da ‘Operação Bergón‘. Comandada pelo Ministério da Justiça ela foi originada em investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro e contou com o apoio de órgãos de segurança interna dos EUA.

 

Desencadeada nesta quinta-feira, a operação cumpriu mandados de busca, apreensão e prisões em sete estados brasileiros: Minas Gerais.  Como ocorreu no caso da operação que apreendeu um adolescente que estaria planejando um ataque a escolas em Conceição da Aparecida, também no Sul de Minas, as investigações da Operação Bergón também partiram de um alerta de autoridades estadunidenses.  De acordo com o portal rede moinho de Pouso Alegre, a dica desta vez partiu de órgãos de segurança interna do governo dos EUA, que atuam contra organizações criminosas internacionais.  A polícia apreendeu com ele um computador, um telefone e quatro videogames. Ao periciar os aparelhos, descobriu-se que ele mantinha contato com adultos e menores.

 

O suspeito integrava grupos de WhatsApp cujos membros se autodeclaravam nazistas. Além de estimular o crime de ódio, o grupo trocava informações sobre compra de armas.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento