PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 15 de Dezembro de 2021 12:40

Senador Anastasia é eleito para o tribunal de contas da união

Vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal.

Imagem: À direita, Senador Anastasia em plenária (Agência Minas). À esquerda, Senador Anastasia, Deputado Dalmo e finado Ex-Prefeito Cacau em inauguração do aeroporto em Ouro Fino (Secom-MG)

O plenário do Senado Federal escolheu nesta terça-feira(14), o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. Anastasia recebeu 52 votos e vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal. 

De acordo com publicação da Agência do Senado, Anastasia concorreu à vaga no TCU com a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que recebeu 19 votos, e com o senador Bezerra Coelho (MDB-PE), que teve 7 votos. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que a vitória de Anastasia é resultado da escolha soberana dos senadores. 

O TCU é formado por nove ministros, sendo que seis são escolhidos pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República. Das indicações feitas pelo chefe do Executivo, duas devem ser feitas entre os ministros substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU. Todas as indicações precisam ser aprovadas pelo Senado.

Os ministros do TCU têm mandato vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. O órgão auxilia o Congresso Nacional na tarefa de fiscalização das finanças públicas. Cabe a ele emitir pareceres sobre as contas anuais apresentadas pelo Executivo, conduzir diligências e auditorias requeridas pelos parlamentares e prestar informações solicitadas pelas Casas ou pelas suas comissões. Antonio Anastasia é graduado em direito, foi secretário estadual de Cultura, de Recursos Humanos, presidente da Fundação João Pinheiro, secretário-executivo do Ministério do Trabalho, vice-governador, governador e por último eleito senador. Em Ouro Fino quando disputou as eleições para o governo de Minas como vice- de Aécio Neves e posteriormente como cabeça de chapa teve o apoio de lideranças políticas locais.

Em novembro de 2009, Antonio Anastasia se tornou Cidadão Honorário Ourofinense com o título concedido pelo município através da Câmara Municipal.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento