PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 03 de Novembro de 2021 14:40

IPVA 2022 em Minas Gerais pode subir até 30%

Pandemia impactou nos preços de veículos novos e usados

imagem: Luis Guilherme Burza

Os contribuintes mineiros terão que arcar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com alta de até 30%, na comparação com o valor que foi pago em 2021.  

A Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais informou à imprensa mineira que a alta do imposto se dará em razão da valorização dos veículos, principalmente, os usados entre 15% e 25%, até acima da tabela de referência (Fipe). 

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, o valor médio dos veículos no país aumentou 24,9% nos últimos 12 meses, entre outubro de 2020 e setembro deste ano. Os carros zero tiveram aumento de 20,72% no mesmo período, enquanto os veículos usados ficaram, em média, 30,25% mais caros. 

Levantamento aponta que a indústria automotiva foi uma das mais afetadas durante a crise sanitária em todo o mundo. No Brasil, a produção caiu 32% no ano passado, enquanto a retração global ficou em 16%, com a redução na cadeia produtiva de mais de 19 milhões de veículos. 

A Secretaria de Estado da Fazenda de Minas, esclarece que a cobrança do IPVA de carros usados é baseada no valor venal do veículo, de acordo com o preço médio praticado no mercado, no final do exercício anterior ao da cobrança. 

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento