PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 28 de Setembro de 2021 15:11

Presídio de Ouro Fino é desativado

Quatro meses após anúncio, unidade prisional é desativada. Maioria dos presos é transferido para Itajubá

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais realizou nesta terça-feira (28), a transferência de mais de 100 presos que cumpriam pena na unidade prisional de Ouro Fino.  A maioria foi transferida para o presídio de Itajubá que no último dia 22 de setembro inaugurou ampliações com mais 306 vagas. Mas haverá direcionamento ainda a outras unidades da região para onde os servidores também serão alocados.

Logo pela manhã a Polícia Militar em apoio a ação dos policiais penais promoveu interdição do transito no trecho entre a Praça Monsenhor Alderige até as imediações do presídio.  A segurança foi reforçada com escolta dos ônibus do COPE- Comando de Operações Especiais que transportaram os detentos.

A decisão de desativar o presídio foi anunciada em junho deste ano pelo diretor do Sistema Prisional Rodrigo Machado durante audiência pública na Câmara de Ouro Fino. Entre as razões para a desativação do presídio segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a localização inadequada da unidade, área urbana da cidade, o término dos contratos temporários dos Agentes Penitenciários, ocorrido em agosto, o déficit de servidores, o número reduzido de vagas na unidade, o estado precário das instalações e a fragilidade na segurança.

A SEJUSP divulgou que duplicou a capacidade da unidade prisional de Itajubá que agora conta com 712 vagas. O investimento na obra chega próximo de 10 milhões de reais. O secretário Rogério Greco destacou que a idéia do governo é tratar o sistema prisional de uma forma mais humanitária. O novo espaço dispõe de 38 celas com quatro beliches cada e duas celas com uma cama cada.

O anexo conta ainda com uma ala de encontro íntimo, ala de isolamento com oito vagas individuais, pátio para banho de sol, pátio de visitação e salas multiuso. Já a sala do Policial Penal fica em uma posição que permite ampla visão e controle do corredor dos alojamentos, bem como, das áreas de vivência e salas multiuso.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento