PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 30 de Julho de 2021 15:32

Queda brusca da temperatura e a incidência de geadas preocupam Sul de Minas

Preocupação maior é com a agricultura e as pessoas em situação de rua

Defesa Civil OF

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo permanece úmido, por causa da passagem da frente fria que trouxe pequena quantidade de chuva e vento forte. 

A madrugada de sexta-feira (30) teve o auge de frio dessa nova onda. As condições do tempo, de céu limpo e menos vento, tornam possível a formação de geada em diversas áreas, até mesmo em municípios que atingirem temperaturas próximas dos 5°C. 

O frio intenso desta sexta-feira(30) atingiu toda a região do Sul de Minas, Campo das Vertentes, Sudoeste Mineiro até parte do Triângulo. Central.

Os alertas de frio extremo, com possibilidade de geadas, foram emitidos pelo Inmet à órgãos municipais das regiões que estão sob a influência do fenômeno. 

A Defesa Civil de Minas também fez alertas para que medidas de proteção sejam adotadas nos municípios para proteção de pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

O comunicado alerta que o frio intenso, com temperaturas entre 5°C e -5°C pode seguir, até o dia 4 de agosto. As geadas são previstas até segunda-feira, dia 02

Nesta semana, a Defesa Civil de Minas Gerais divulgou alerta de que mais de 150 municípios, sendo a maioria do Sul de Minas serão afetados com temperaturas mínimas negativas com geada de moderada a forte intensidade. 

Em Ouro Fino algumas ações do poder público, entidades e voluntários são desenvolvidas para acolher pessoas em situação de rua. 

O Albergue Noturno vai funcionar, até a próxima segunda-feira (02) acolhendo pessoas. A Defesa Civil por sua vez,fará ronda em vários pontos da cidade, orientando as pessoas para que busquem abrigo. 

De acordo com o coordenador, Antonio de Souza Batista esse trabalho vem sendo feito durante toda a semana, seguindo orientações da Assistência Social da Prefeitura. Ele explica que faz a abordagem de pessoas que estão de passagem na cidade e oferece o abrigo. 

Na quinta-feira (29), o coordenador fez uma ronda no período da noite, até a 1h da madrugada. Segundo informou várias pessoas foram encontradas, mas apenas duas aceitaram ir para o Albergue. 

O coordenador esclareceu ainda que a Defesa Civil pode orientar sobre os riscos das pessoas permanecerem nas ruas, mas não obrigá-las a aceitar o abrigo.

No albergue elas têm direito a banho, alimentação, cama e cobertores para dormir, mas a permanência é temporária. Uma dessas pessoas estava dormindo no chão no Mercado Municipal e recusou a ajuda. 

O trabalho da Defesa Civil em Ouro Fino, segue até o fim de semana. 

De acordo com a previsão do tempo, a madrugada foi gelada em todos os municípios do Sul de Minas. As temperaturas negativas continuam em Ouro Fino, onde se registrou mínima de 2 graus. O final de semana deve ser de muito frito ainda em toda a região. A temperatura só deve subir um pouco, entre segunda-feira(02) e terça-feira(03).

 

Ação solidária:

Neste fim de semana em Ouro Fino, um grupo de voluntários se prontificou a fazer uma Sopa Comunitária para aquecer as pessoas em situação de rua. Entre as voluntárias estão a veterinária Simone Cardosi, a vereadora Vânia Couto, Luana Abreu e Jú Semião. 

A distribuição do alimento será no Albergue Noturno, no Pavilhão das Malhas e para alguns moradores em situação de rua já conhecidos na cidade.Outra ação é em proteção aos animais com a colocação de algumas casinhas de papelão para os cães e para os gatos. 

Os voluntários pedem que as pessoas não recolham essas caixas de papelão.Após a ação haverá doação desses papelões aos catadores.  

Quem puder ajudar de alguma forma nessa ação solidária pode entrar em contato com as voluntárias.

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento