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Quarta, 23 de Junho de 2021 13:00

Dois primeiros lotes do Programa de Concessão de Rodovias do Estado

Aberta a consulta pública para o processo de privatização em Minas

Luciana Leal

Como prometido pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, no último dia 14, em reunião em Ouro Fino com os prefeitos, o Governo de Minas abriu na sexta-feira (dia 18/6) e foi publicado pela Agência Minas, nesta terça (22), a consulta pública para o processo de concessão dos dois primeiros lotes do Programa privatização de Rodovias do Estado.

Entre elas, a MG 290 que tem acesso as rodovias MG 459 e MG 295.

A medida conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com a publicação da Agência Minas, os dois primeiros lotes somam, aproximadamente, 1.100 quilômetros de extensão. As vias estão localizadas no Triângulo Mineiro (627,4 km) e no Sul de Minas (466,4 km).

Durante 45 dias, a população poderá opinar sobre o projeto, que tem investimentos estimados em mais de três bilhões de reais ao longo dos 30 anos de concessão, sendo mais da metade nos oito primeiros anos.

A perspectiva é que a publicação do edital ocorra em setembro e o leilão, em novembro deste ano como explicou o secretário Fernando Marcato na reunião com os prefeitos em Ouro Fino.

O Programa de Concessões Rodoviárias prevê a modelagem de sete lotes, sendo que os referentes ao Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Varginha-Furnas, São João Del Rei, Itapecerica-Lagoa da Prata e Perdões-Patos de Minas estão em estruturação pelo BNDES. 

O Lote Ouro Preto-Brumadinho, por sua vez, é modelado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A malha em estudo para concessão totaliza uma extensão de aproximadamente 3 mil quilômetros e contempla cerca de 120 municípios, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de pessoas. 

A expectativa do Governo de Minas é que sejam atraídos mais de R$ 11 bilhões em investimentos privados para a ampliação de capacidade e recuperação das rodovias, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

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