PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 31 de Maio de 2021 14:14

Dia Mundial Sem Tabaco é lembrado nesta segunda-feira (31)

Serviço de saúde atende pessoas que querem abandar o tabagismo

Imagem: INCA

Nesta segunda-feira (31) é lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabagismo é reconhecido pelas autoridades de saúde como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. É o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. 

O INCA- Instituto Nacional de Câncer – que coordena as campanhas todos os anos, orienta que quanto mais cedo á pessoa parar de fumar, menor será o risco de adoecer. Parar de fumar sempre vale a pena, mesmo que já exista alguma doença causada pelo cigarro.

Em Ouro Fino, o serviço de saúde oferece,gratuitamente, tratamento para as pessoas que querem abandonar o tabagismo. Os interessados podem procurar o Ambulatório de Saúde Mental que está localizado no final da Avenida Delfim Moreira, próximo ao Pontilhão.

A psicóloga Marlene Lasmar Ribeiro Vilela, coordenadora dos programas desenvolvidos no município convida as pessoas a buscarem tratamento. O atendimento é oferecido as segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 8h da manhã.

Para ter acesso ao programa, a pessoa passa por uma entrevista padrão do INCA e avaliação médica e terá ainda acompanhamento psicológico e medicamentoso.

De acordo com o INCA, o tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas, vários tipos de câncer, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares. 

Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. 

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento