PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 28 de Maio de 2021 14:35

Casos de COVID 19 aumentam em MG. Regional de Pouso Alegre também registra mais casos

Para diretora de saúde de Ouro Fino o maior número de casos pode levar a um retorno da Onda Roxa

Governo de Minas Gerais

A Pandemia piora em Minas Gerais e casos de Covid 19 crescem 24% em 14 dias. De acordo com matéria publicada nesta sexta-feira (28) no Jornal o Tempo-BH estão em alerta 106 cidades mineiras que podem ter aumento na taxa de mortalidade nos próximos 14 dias. Nas últimas duas semanas o Estado registrou 103.270 infecções pelo novo coronavírus, um número 24% maior do que o registrado na quinzena anterior.
De acordo com Unaí Tupinambás, infectologista e professor da UFMG, vários fatores podem ter contribuído para a alta de casos: o Dia das Mães, o cansaço pandêmico e a falta de políticas públicas adequadas por parte do Ministério da Saúde. Para Tupinambás o ritmo lento na vacinação, agravado pelo atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), também contribuiu para o cenário de recrudescimento de casos. Segundo avalia, ainda não é possível falar em terceira onda da Covid, porque, na verdade, não saímos ainda da segunda.
De acordo com levantamento feito por Bráulio Couto, professor de estatística do Centro Universitário UNA, 106 cidades mineiras estão com tendência de crescimento no número de mortes por Covid nos próximos 14 dias – a taxa de mortalidade é calculada dividindo-se o total de óbitos em determinado período pela população. O estudo levou em conta dados apresentados no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) entre os dias 14 e 27 de maio, que são comparados às quinzenas anteriores.
De acordo com o estatístico Bráulio Couto, entre os municípios em estado de alerta que podem ter aumento na mortalidade por covid-19 aparecem alguns no Sul de MG como: Extrema, Cambuí, Ouro Fino, Itajubá, Borda da Mata, Bueno Brandão e Conceição dos Ouros.

Micro-região de Pouso Alegre

O aumento nos casos de COVID 19 também é verificado na Regional de Saúde de Pouso Alegre.
Segundo Sheila Faria, diretora de saúde de Ouro Fino, o crescimento nos casos é preocupante pois pode causar também mais internações e comprometer o sistema de saúde. Ainda segundo Sheila Faria o atual aumento nos casos supera aquele ocorrido em Março e pode levar ao retorno a Onda Roxa, a mais restritiva do plano Minas Consciente.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento