PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 15 de Abril de 2021 13:11

COVID 19: Começa a vacinação de Idosos com 64 anos ou mais.

Vacinação contra a gripe segue em Ouro Fino

A partir desta quinta-feira, dia 15 começa a vacinação dos idosos com 64 anos ou mais. Segundo a diretora de saúde Sheila Faria nesta fase os imunizantes serão aplicados apenas na sala de vacinação, no prédio dos Capuchinhos na Av. Barão do Rio Branco nº 145.

Para quem tem dificuldade de locomoção existe a opção de receber a vacina sem sair do carro. Nestes casos os familiares devem entrar com o veículo pela rua Geraldo Pinto Ribeiro e parar em frente a sala de vacinação.

Aos que conseguem se locomover, basta comparecer no prédio dos capuchinhos.

Em ambos os casos é necessária a apresentação de documento oficial com foto.

Como disse a diretora Sheila Faria, neste sábado a vacinação ocorrerá enquanto houver estoque da vacina. Este procedimento é adotado para que não se percam doses do imunizante.

Gripe

E a imunização contra a gripe também continua na sala de vacinação dos Capuchinhos. Para não haver coincidência entre esta vacina e da COVID o cronograma de imunização da gripe seguirá uma ordem inversa de faixas etárias. Além disso a vacina da gripe será aplicada na parte da manhã, enquanto que a da Covid, continua no período da tarde. Segundo o departamento de saúde a vacinação contra a gripe será de Segunda a sexta-feira das oito da manhã ao meio dia e nesta primeira fase serão imunizadas crianças de seis meses a dois anos e gestantes.

 

Vacinação Solidária

E o departamento de saúde divulgou ainda a campanha Vacinação Solidária, visando arrecadar leite para crianças carentes de Ouro Fino.

Idealizada pela primeira Dama Adriana Wolf, a campanha pede a quem for receber o imunizante contra a COVID 19, seja a primeira ou a segunda dose, que leve um litro de leite de caixinha e deixe próprio local de vacinação.

 Tempo entre as vacinas

E duas campanhas de vacinação simultâneas podem trazer dúvidas nas pessoas. Qual vacina tomar primeiro? Qual intervalo aconselhado entre os dois imunizantes?  O médico Alexandre Piovesan Mendonça, que atua na linha de frente do combate a COVID 19 e foi um dos primeiros a ser vacinado contra o Corona Vírus em Ouro Fino, explica que a vacina da COVID deve ser priorizada.

De acordo com Alexandre Mendonça no caso do imunizante da CoronaVac/Butantã cujo intervalo entre as doses é curto, a vacina da gripe só deve ser aplicada após a segunda dose do imunizante contra a COVID 19.

Para o imunizante da FioCruz, cujo intervalo entre as doses é de 90 dias, Alexandre Mendonça esclarece que a vacina contra a gripe pode ser tomada entre as doses, respeitando o intervalo de 15 dias entre a primeira aplicação e a imunização contra a Gripe.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento