Melhore sua vida em 30 minutos!
Melhore sua vida em 30 minutos!
Estresse, ansiedade, depressão, dores no corpo, sobrepeso, baixa produtividade no trabalho ou estudo por dificuldade na aprendizagem e raciocínio, doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer. São males que obviamente você não quer na sua vida. E se eu te contar que tudo isso pode ser prevenido, reduzido e gerenciado através de uma coisa? Não, não é um milagre nem uma pílula mágica, mas sim um hábito que, apesar de simples, necessita de comprometimento e consistência para que você possa desfrutar dos benefícios e ter a qualidade de vida que você merece. Se você já não faz, começará hoje: Atividade física regular.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os adultos devem acumular 30 minutos ou mais de atividade física de intensidade moderada, de preferência todos os dias da semana, já que esta prática regular acarreta benefícios significativos e evidentes para a saúde do corpo e da mente.
Atividade física nada mais é qualquer movimento corporal produzido por músculos esqueléticos que exija gasto energético, inclusive no lazer e para ir e vir de lugares como transporte. São exemplos de atividade física de intensidade moderada: breve passeio, caminhada, andar de bicicleta ou patins, dançar, atividades aquáticas, esportes, recreação ativa e brincadeiras. Uma maneira de saber se você está se movimentando em intensidade moderada é notar que sua frequência cardíaca aumentou, você está respirando mais rápido e se sente mais quente. Além disso, durante a atividade você consegue falar, mas não cantar.
A recomendação é acumular, por semana, pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa, distribuindo o exercício uniformemente por 4 a 5 dias por semana, ou todos os dias.
A atividade de intensidade vigorosa faz você respirar forte e rápido, não podendo dizer mais do que algumas palavras sem parar para respirar. Exemplos incluem corrida, natação, andar de bicicleta rápido ou subindo morros, subir escadas, pular corda, ginástica olímpica e artes marciais.
Para complementar e melhorar ainda mais sua saúde e disposição, faça atividades de fortalecimento que trabalhem todos os principais grupos musculares (pernas, quadris, costas, abdômen, peito, ombros e braços) pelo menos 2 dias por semana. Além da musculação, você pode obter resultados através de atividades como ioga, pilates, tai chi, carregando sacolas pesadas de compras, levantando e transportando crianças, jardinagem pesada e fazendo exercícios com peso corporal. Certifique-se de que sua atividade e intensidade são apropriadas para seu condicionamento físico e procure instruções de um profissional de educação física.
Apesar das inúmeras evidências científicas e da aparente aceitação da importância da atividade física, milhões de pessoas ainda optam por um estilo de vida sedentário. De acordo com a OMS, mundialmente, 1 em cada 4 adultos não atinge os níveis globais recomendados de atividade física e mais de 80% da população adolescente é insuficientemente ativa fisicamente. Será que você é um deles? Movimente-se por 30 minutos por dia e mude positivamente sua vida!
Nas próximas semanas explicarei mais sobre exercício físico e saúde para que você entenda cada vez mais sobre o funcionamento do seu corpo, possa tomar boas decisões na sua vida e seja saudável como atleta!