PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024 08:15

CALENDÁRIOS: PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E IMATERIAIS (INTANGÍVEIS) DA HUMANIDADE

Calendários: patrimônios históricos, culturais e imateriais (intangíveis) da humanidade

 

Orlando Rodrigues Ferreira

(MTB 86.736/SP)

 

In memoriam Bendito Barbosa Pupo (1906-2001), jornalista, historiador e escritor

           

Em 13 de janeiro de 1996, fui procurado pelo saudoso amigo jornalista, historiador e escritor Benedito Barbosa Pupo (1906-2001) para discorrer sobre as origens do calendário. Pupo havia publicado no jornal Diário do Povo, de Campinas, o artigo Dia e ano astronômico e consequentemente repercutiu em outro artigo de minha autoria intitulado “Breves considerações sobre o calendário e o ano bissexto” .

Em 21 de janeiro de 1999, também no Diário do Povo, do decano jornalistra emergiu mais um artigo intitulado O milênio termina em 000” , inclusive gentilmente elogiando e referenciando meu trabalho. Pupo, que afirmava se lembrar de aos quatro anos ter visto a passagem do cometa de Halley em 1910 – também vislumbrou em 1985/86 –, deixou saudades em 23 de agosto de 2001; aos 95 anos partiu no alvorecer do século XXI, após praticamente ter vivido todo o século XX com suas certezas e incertezas.

O tempo nos aproximou unindo duas gerações 55 anos distantes e permitiu firmar uma saudável amizade vinda a lume na segunda metade dos anos 1980 na Associação Campineira de Imprensa (ACI). Qual o Pupo, ainda hoje muitos me perguntam sobre o porquê dos períodos de tempo, passagens de anos, séculos e milênios, dos anos bissextos e suas relações astronômicas, entre demais assuntos relacionados às ciências do espaço. Isto sempre me leva a pensar no provecto e inolvidável jornalista e nas conversas de outrora. Por fim, observo que prossigo na mesma linha do tempo pela qual o dileto amigo transcorreu sua formidável vida, transcurso digno de uma existência. Talvez não tenha disponível um tempo tão longo ­ quanto os 95 anos dele, porém que possa pelo menos ser tão produtivo. Por isso, neste feveriro bissexto de 2024 retorno ao tema com o trabalho “Calendários: patrimônios históricos, culturais e imateriais (intagíveis) da humanidade”, em segunda edição revista e ampliada de 2012, augurando que sirva para rememorar e homenagear um saudoso confrade e que seja ponte atemporal que porventura possa me unir às pessoas que felizmente ainda continuam me presenteando com seus questionamentos, assim me instigando a querer conhecer cada vez mais com meus interlocutores num processo de mútuo ensino- aprendizagem.

Como o trabalho é um pouco extenso (47 páginas), será mais prático ao leitor acessar o link abaixo, inclusive podendo baixar o PDF original.

Desejo uma boa leitura, agradecendo pelo constante apoio da Rádio Difusora Ouro Fino FM 94.1 divulgando meus textos na coluna Notícias do Univero© (Universe News©)

 

Calendários: patrimônios históricos, culturais e imateriais (intagíveis) da humanidade

https://73426d34-9d53-4319-8491-74bbf0b1aa1a.filesusr.com/ugd/d7a951_d6405a459ae9420eaa6e4881749ff717.pdf

Colunista
O Prof. Dr. Orlando Rodrigues Ferreira é astrônomo pesquisador em Educação Científica, jornalista e professor; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática; Mestre em Ensino de Ciências; pós-graduado em Astronomia; licenciado em Filosofia; pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade (NIEPCTS) da Universidade Cruzeiro do Sul; sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Astrobiologia (SBAstrobio); sócio profissional da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC); astrônomo colaborador do Polo Astronômico de Amparo; jornalista (MTB86.736/SP), comentarista colaborador da Rádio Difusora Ouro Fino; empreendedor em Astronomia, Ciência, Educação e Cultura com a MEI Astromóvel© & Observatório das Alterosas©.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento