Revista do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) e O perigo vem do espaço: impactos de corpos celestes com a Terra
Revista do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA)
e
O perigo vem do espaço: impactos de corpos celestes com a Terra
Orlando Rodrigues Ferreira
(MTB 86.736/SP)
No alvor do século XX, foi fundado em Campinas o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) em 31 de outubro de 1901. Completando 122 anos de serviço à Cultura, em 31 de outubro de 2023 a instituição realizou importante evento cultural com a inauguração do retrato do Prof. Álvaro Cotomacci na Galeria de Ex-presidentes; apresentação da palestra “Celebrando o 31 de outubro”, por Genaro Campoy Scriptore, administrador, escritor e conselheiro fiscal do CCLA; e sessão musical lírica com o pianista José Francisco da Costa, o barítono José Luíz Águedo-Silva, a mezzo-soprano Rafaela Duria e o tenor Nunno Dellalio.
Pela comemorativa efeméride houve o lançamento da Revista do Centro de Ciências, Letras e Artes (Revista CCLA) [clique aqui ou na imagem da capa], no 73, com artigos de 19 autores discorrendo sobre História, Cultura, Educação, Ciência, Astronomia, Saúde e outros envolventes assuntos, publicada sob patrocínio da UNIMED Campinas e editada pela Pontes Editores. A edição impressa é distribuída gratuitamente, também o acesso à edição digital da Revista do CCLA [clique aqui ou na imagem].
Dentre os artigos na Revista do CCLA, publiquei “O perigo vem do espaço: impactos de corpos celestes com a Terra” (p. 114-129) [clique aqui], agora também disponibilizando pela coluna Notícias do Universo© (Universe News©) em Colunas da Rádio Difusora Ouro Fino FM 94.1 [clique aqui], discorrendo sobre as pessoas ficarem maravilhadas quando olham para o céu noturno e porventura observarem rastros luminosos cruzando rapidamente a abóboda celeste, então o senso comum os denominando de “estrelas cadentes” – significando estrelas caindo – e, por vezes, até fazendo pedidos ansiando ter seus desejos atendidos, porém, não são estrelas e muito menos que caem, mas um fenômeno designado de meteoro. No entanto, até que ponto estes visitantes siderais proporcionam somente beleza e não riscos às pessoas, à humanidade... à Terra? Portanto, são considerações pertinentes que procuro expor sobre o tema convidando à leitura de “O perigo vem do espaço: impactos de corpos celestes com a Terra” [clique aqui ou na imagem].
Acessos
https://ccla.org.br/2023/11/revista-do-centro-de-ciencias-letras-e-artes/
O perigo vem do espaço: impactos [...] com a Terra -
Vídeo das comemorações dos 122 anos do CCLA:
https://www.youtube.com/watch?v=shBh3chS1pw