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Quarta, 13 de Setembro de 2023 09:00

Air Bags

AIRBAGS

                                                                                                                     Por Laércio Mendonça Júnior

O sistema de bolsas ou almofadas de ar é um importante item de segurança passiva veicular introduzida nos automóveis com o intuito de proteger seus ocupantes, evitando ou amenizando ferimentos e até mesmo salvando vidas no caso de acidentes.

Desenho de carro com capô aberto

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Os primeiros experimentos surgiram na década de 50, chegando até mesmo a ser registrada uma patente de um sistema de bolsas de ar comprimido que se inflavam após contato com o para-choque ou do motorista com o volante, mas tinha deficiência na demora do enchimento. A Mercedes-Benz desenvolveu o sistema que foi introduzido em 1980 e passou a equipar seus modelos gradativamente revolucionando o mercado que, com a popularização, passou a adotá-lo, tornando-se gradativamente item obrigatório de segurança. No Brasil, isso somente aconteceu em todos os veículos produzidos a partir de janeiro de 2014, juntamente com o sistema de freios ABS.

Assista aqui, alguns testes: https://www.youtube.com/watch?v=qI2JGy2jZaw

O sistema é composto de sensores estrategicamente localizados em partes do veículo que detectam a forte desaceleração de um impacto e emitem sinais a uma central eletrônica que aciona uma reação química enchendo as bolsas, com o objetivo de evitar que os ocupantes se choquem contra as partes rígidas do interior, minimizando os potenciais danos, principalmente na cabeça e tórax. É importante frisar que os Airbags funcionam como um sistema complementar de segurança trabalhando de forma conjunta e simultânea com os cintos de segurança. Tudo acontece em frações de segundo e de nada adianta toda essa tecnologia se um dos itens não forem devidamente usados.

Em um acidente, o tensionador do cinto é acionado puxando o ocupante contra o banco, ajudando na retenção do seu corpo enquanto a bolsa é inflada amortecendo o impacto contra o volante, painel e partes internas do veículo. O contato da pessoa com a bolsa ocorre quando esta já se encontra em processo de esvaziamento através de orifícios pois do contrário, ao invés de proteger, causaria lesões e traumas até mesmo fatais. Qualquer objeto como celular, caneta ou suporte entre o condutor e a bolsa de ar pode causar graves ferimentos, assim como apoiar as pernas no painel ou fazer o transporte de criança em cadeirinha quando o sistema não estiver desativado.

Mais detalhes sobre o funcionamento:   https://www.youtube.com/watch?v=ZUtSIn_9t4A

Hoje, como padrão, os veículos são equipados com os Airbags frontais, instalados no volante e painel, para proteção de motorista e passageiro; os laterais, instalados nas laterais dos bancos dianteiros, para proteção de ombro e braço; os de cortina, instalados acima da coluna central, protegendo cabeças dos ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros. Há outras variações como os de joelho na parte dianteira e os para proteção lateral para passageiros do banco traseiro. Há, ainda, alguns instalados na parte externa dos veículos visando a proteção de pedestres em caso de atropelamentos e outros, também, instalados em motocicletas.

Colunista
Laércio Mendonça Júnior nasceu em Campinas, mas é filho de ourofinenses. Junto com seus pais, morou em diversas cidades do país mas veio a estudar arquitetura na PUC Campinas, onde reside atualmente. Desde cedo se interessou por veículos automotores, tendo experimentado e analisado diversos modelos de automóveis, além de participar de inúmeros lançamentos e feiras automobilísticas, acompanhando a evolução deste mercado desde os anos 80.
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