PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 30 de Novembro de -0001 00:00

Air Bags

AIRBAGS

                                                                                                                     Por Laércio Mendonça Júnior

O sistema de bolsas ou almofadas de ar é um importante item de segurança passiva veicular introduzida nos automóveis com o intuito de proteger seus ocupantes, evitando ou amenizando ferimentos e até mesmo salvando vidas no caso de acidentes.

 

Os primeiros experimentos surgiram na década de 50, chegando até mesmo a ser registrada uma patente de um sistema de bolsas de ar comprimido que se inflavam após contato com o para-choque ou do motorista com o volante, mas tinha deficiência na demora do enchimento. A Mercedes-Benz desenvolveu o sistema que foi introduzido em 1980 e passou a equipar seus modelos gradativamente revolucionando o mercado que, com a popularização, passou a adotá-lo, tornando-se gradativamente item obrigatório de segurança. No Brasil, isso somente aconteceu em todos os veículos produzidos a partir de janeiro de 2014, juntamente com o sistema de freios ABS.

Assista aqui, alguns testes: https://www.youtube.com/watch?v=qI2JGy2jZaw

O sistema é composto de sensores estrategicamente localizados em partes do veículo que detectam a forte desaceleração de um impacto e emitem sinais a uma central eletrônica que aciona uma reação química enchendo as bolsas, com o objetivo de evitar que os ocupantes se choquem contra as partes rígidas do interior, minimizando os potenciais danos, principalmente na cabeça e tórax. É importante frisar que os Airbags funcionam como um sistema complementar de segurança trabalhando de forma conjunta e simultânea com os cintos de segurança. Tudo acontece em frações de segundo e de nada adianta toda essa tecnologia se um dos itens não forem devidamente usados.

Em um acidente, o tensionador do cinto é acionado puxando o ocupante contra o banco, ajudando na retenção do seu corpo enquanto a bolsa é inflada amortecendo o impacto contra o volante, painel e partes internas do veículo. O contato da pessoa com a bolsa ocorre quando esta já se encontra em processo de esvaziamento através de orifícios pois do contrário, ao invés de proteger, causaria lesões e traumas até mesmo fatais. Qualquer objeto como celular, caneta ou suporte entre o condutor e a bolsa de ar pode causar graves ferimentos, assim como apoiar as pernas no painel ou fazer o transporte de criança em cadeirinha quando o sistema não estiver desativado.

Mais detalhes sobre o funcionamento:   https://www.youtube.com/watch?v=ZUtSIn_9t4A

Hoje, como padrão, os veículos são equipados com os Airbags frontais, instalados no volante e painel, para proteção de motorista e passageiro; os laterais, instalados nas laterais dos bancos dianteiros, para proteção de ombro e braço; os de cortina, instalados acima da coluna central, protegendo cabeças dos ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros. Há outras variações como os de joelho na parte dianteira e os para proteção lateral para passageiros do banco traseiro. Há, ainda, alguns instalados na parte externa dos veículos visando a proteção de pedestres em caso de atropelamentos e outros, também, instalados em motocicletas.

Colunista
Laércio Mendonça Júnior nasceu em Campinas, mas é filho de ourofinenses. Junto com seus pais, morou em diversas cidades do país mas veio a estudar arquitetura na PUC Campinas, onde reside atualmente. Desde cedo se interessou por veículos automotores, tendo experimentado e analisado diversos modelos de automóveis, além de participar de inúmeros lançamentos e feiras automobilísticas, acompanhando a evolução deste mercado desde os anos 80.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento