PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 31 de Maio de 2023 10:00

God Save The Queen

God Save The Queen

                                                                                Por Welker Magalhães

 

Conhecida como a Rainha do Rock Brasileiro e também como a Padroeira da Liberdade, Rita Lee Jones de Carvalho ou simplesmente Rita Lee, nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947 e deixou este plano terrestre no dia 8 de maio de 2023. Rita Lee foi uma artista completa. Foi cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira.



Começou sua carreira com o rock, mas no decorrer das décadas também flertou com outros gêneros musicais como, por exemplo, rock “psicodélico" durante o tropicalismo, o pop rock, new wave, bossa nova e eletrônica. Ainda nos anos 1960, Rita Lee fundou com seus parceiros Arnaldo Baptista e Sergio Dias, uma das maiores bandas de rock do Brasil e uma das mais cultuadas do mundo OS MUTANTES. Em 1967, um momento épico na história da Música Popular Brasileira, Os Mutantes acompanharam Gilberto Gil no lll Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, na apresentação da clássica canção "Domingo no Parque".

                                                                OS Mutantes/ Reprodução.


Com Os Mutantes, Rita Lee gravou seis álbuns de estúdio, álbuns que fazem parte de qualquer coleção de MPB. Com destaque para "Os Mutantes-1968", "Jardim Elétrico-1971", "A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado-1970". Em 1972, é lançado o último álbum dos Mutantes contendo Rita Lee nos vocais: "Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretes". O título do álbum é uma homenagem a Tim Maia, que era um grande amigo dos Mutantes, e chamava de "bauretes" os cigarros de maconha.  Após o lançamento do álbum, Rita Lee saiu - ou foi convidada a sair - da banda, começando uma brilhante carreira solo. 


                Mutantes e a celebre " Panis Et Circenses".


A Canção mais famosa dos Mutantes "Balada do Louco".


O primeiro álbum solo de Rita Lee foi o "Build Up" que foi lançado em 1970, quando Rita Lee ainda fazia parte dos Mutantes. Em 1972, sai o segundo álbum solo da artista "Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida". E em 1973, Rita Lee formou com sua amiga Lúcia Tumbull e com os músicos, Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci a banda Tutti-Frutti. 1975 foi um ano especial para Rita Lee, pois neste ano foi lançado o maior clássico de sua carreira com a banda tutti-frutti, o álbum "Fruto Proibido". O álbum contém grandes clássicos de Rita Lee, "Agora Só Falta Você" e "Ovelha Negra", por exemplo. Em 1976, Rita Lee conhece seu novo parceiro de trabalho e futuro marido, Roberto de Carvalho, dando início a uma parceria de sucesso que seguiu até o fim de sua vida.

                                             Rita Lee e a banda Tutti-Frutti/Reprodução.



                                                Ovelha Negra/Acústico MTV.


Em 1978, sai o álbum Babilônia, que deu origem a verdadeiros sucessos de Rita Lee, como "Jardins da Babilônia", "Agora é Moda" e "Eu e Meu Gato". Em 1979, sai o primeiro trabalho da dupla Rita Lee e Roberto de Carvalho, o álbum "Rita Lee", com singles de sucesso como, "Mania de Você", "Chega Mais" e "Doce Vampiro". A década de 1980 foi superespecial para Rita Lee e seu parceiro Roberto de Carvalho. A dupla abre a década com um grande sucesso, o álbum "Lança Perfume", e novamente a artista consegue emplacar vários hits nas rádios do Brasil. "Baila Comigo", “Nem Luxo, Nem Lixo", e "Bem-Me-Quer" fazem parte desse belo álbum.


Um grande sucesso com Roberto de Carvalho/ Doce Vampiro.

                Rita Lee e o seu parceiro na música e na vida, Roberto de Carvalho/Reprodução.


Em 1982, a dupla continua sendo uma máquina de fazer hits, e novos sucessos como "Flagra" e "Só de Você" chegam em todas as rádios do País. Em 1985, outro momento importante para a carreira de Rita Lee, a cantora se apresenta pela primeira vez no Rock In Rio.


Rita Lee se apresenta no lendário Rock In Rio/1985.

Rita Lee e Roberto de Carvalho continuaram a fazer hits nos anos 90 e 2000. A artista se manteve relevante até os últimos dias de vida. E continuará assim, pois a sua obra dentro da Música Popular Brasileira é eterna.

                                                                                              Foto: PATRICIA CECATTI / Divulgação


Discografia:


COM OS MUTANTES

Os Mutantes – 1968
Tropicalia ou Panis et circencis – 1968
Mutantes – 1969
A Divina comédia ou Ando meio Desligado- 1970 
Jardim elétrico – 1970
Mutantes e seus cometas no país do baurets – 1972


Discografia Rita Lee/solo


Build Up (1970)

Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972)

Atrás do Porto Tem uma Cidade (1974; com Tutti Frutti)

Fruto Proibido (1975; com Tutti Frutti)

Entradas e Bandeiras (1976; com Tutti Frutti)

Babilônia (1978; com Tutti Frutti)

Rita Lee (1979)

Rita Lee (1980)

Saúde (1981)

Rita Lee e Roberto de Carvalho (1982)

Bombom (1983)

Rita e Roberto (1985)

Flerte Fatal (1987)

Zona Zen (1988)

Rita Lee e Roberto de Carvalho (1990)

Rita Lee (1993)

Santa Rita de Sampa (1997)

3001 (2000)

Aqui, Ali, em Qualquer Lugar (2001)

Balacobaco (2003)

Reza (2012)

 

Colunista
Welker Magalhães, também conhecido como Kim reside em Belo Horizonte, onde estuda jornalismo, uma de suas paixões, mas desde criança sempre alimentou sua grande paixão: a música. Assim, começou acompanhando o mercado musical pelas FMs de BH, pelas lojas de CDs e após os 18, pelas noites dos circuitos de músicos mineiros e pelos shows nacionais e internacionais que sempre passam pela capital mineira. A música também acompanha seu outro bom gosto: a literatura.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento