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Terça, 25 de Abril de 2023 08:00

Freios ABS

FREIOS ABS

                                                                                                              Laércio Mendonça Júnior

                    O surgimento dos freios ABS (Anti-Lock Break System) em 1978, resultante de uma parceria entre as empresas Bosch e Daimler, é considerado um verdadeiro marco evolutivo na segurança veicular, pois permite uma frenagem mais controlada e equilibrada dos veículos. As primeiras ideias surgiram em 1908 na Inglaterra relacionadas a um sistema de freios para trens, sendo que em 1928 na Alemanha começou a se desenvolver a aplicação nos automóveis até chegarmos ao fim da década de 70. Em 1984 o sistema foi adotado como item de série nos carros da Mercedes e chegou ao Brasil em 1991 passando a ser item obrigatório a partir de 2014.

https://www.youtube.com/watch?v=QWD2sXsVkAo

                     O sistema é composto por sensores de velocidade nas rodas, bomba hidráulica e válvulas, todos gerenciados por um módulo eletrônico, para impedir o travamento das rodas do veículo em situações extremas de emergência, onde é comum o condutor pisar instintivamente muito forte no pedal do veículo causando a perda do controle expondo todos ao risco de acidentes e suas consequências. Nessas situações, o módulo eletrônico, que através dos sensores nas rodas interpreta as informações recebidas e atua abrindo ou fechando as válvulas em cada roda de acordo com a necessidade, impedindo seu travamento e o escorregamento do veículo, permitindo ao condutor possibilidade de se safar do perigo. Essa ação de pulsar do sistema, gera ruídos e trepidação sentida no pedal do freio, mas isso é sinal de que o sistema está trabalhando corretamente.

https://www.youtube.com/watch?v=_gyYj8n8Kqo

                      Com o passar dos anos surgiram outros sistemas complementares ao ABS aperfeiçoando a segurança. O EBD (Eletronic Brake-Force Distribution) tem um funcionamento parecido, atuando na distribuição das forças atuantes de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro do veículo. Já o BAS (Brake Assist System) atua aumentando a carga de frenagem. O ESP (Eletronic Stability Program) trabalha otimizando a trajetória e a dirigibilidade em situações de mudanças bruscas de direção ou em curvas acentuadas em alta velocidade.

                        A todo momento surgem evoluções no setor, mas o importante é conhecermos toda essa “sopa de letrinhas” e saber que estão atuando para garantir nossa segurança ao dirigirmos.

https://www.youtube.com/watch?v=c4izL-yEfGo

Colunista
Laércio Mendonça Júnior nasceu em Campinas, mas é filho de ourofinenses. Junto com seus pais, morou em diversas cidades do país mas veio a estudar arquitetura na PUC Campinas, onde reside atualmente. Desde cedo se interessou por veículos automotores, tendo experimentado e analisado diversos modelos de automóveis, além de participar de inúmeros lançamentos e feiras automobilísticas, acompanhando a evolução deste mercado desde os anos 80.
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