PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 20 de Março de 2023 09:00

Arsenal e a busca para retomar as glórias

ARSENAL E A BUSCA PARA RETOMAR AS GLÓRIAS

                                                                                                                                                                                                                           João Hauck

 

O Arsenal Football Club, time londrino, é um clube de muita tradição, história e glórias. A equipe inglesa foi fundada no ano de 1886 por um grupo de trabalhadores de uma fábrica de armamentos chamada Woolwich Arsenal Armament Factory, desde então, eles são conhecidos pelos amantes de futebol na Inglaterra e mundo afora, como os “Gunners”, além de ser possível visualizar um canhão no brasão da equipe, também em alusão a fundação do clube.    https://www.arsenal.com/

Em seus 136 anos, os Gunners se tornaram um time muito competitivo, e conquistaram diversos títulos no país Inglês. As suas melhores fases ocorreram na década de 30, e também logo após a segunda guerra mundial, nesse período, a entidade conquistou 7 títulos do campeonato inglês, e também alcançou o triunfo 3 vezes na Copa da Inglaterra. No fim do século XX e início do século XXI, o Arsenal retoma a boa fase e conquista mais 5 vezes o campeonato nacional, além de vencer sua primeira Copa da Liga e ser vice-campeão da Liga dos Campeões da UEFA em 2006.   

Acesse o site deste grande time para conhecê-lo melhor:  https://www.arsenal.com/

Entretanto, após o seu último título de liga inglesa, que ocorreu na temporada de 2003-2004, fruto de uma campanha histórica, se tornando o único clube a ser campeão da competição de maneira invicta, o time londrino não conseguiu triunfar a liga novamente, e conquistou o vice-campeonato somente duas vezes. Arsène Wenger, treinador histórico do Arsenal, comandou o clube por 22 anos, e foi demitido no ano de 2018 devido à má fase que os ingleses viviam. Unai Emery foi seu substituto e não obteve sucesso. No final de 2019, Mikel Arteta, ex-jogador do clube, e que era auxiliar do famoso treinador Pep Guardiola, chega para assumir o cargo.

Arteta conquista FA Cup em 2020, e também a Supercopa da Inglaterra no mesmo ano. Seguindo no cargo, e com continuidade em seu trabalho, o espanhol consegue fazer com que os londrinos voltem a se tornar competitivos na Premier League. É chegada a temporada 22-23 e o clube começa a destoar na competição desde o início, disputando com clubes de investimentos muito maiores, como Manchester City, que conquistou o campeonato em 4 das últimas 5 oportunidades, e Manchester United, que fez contratações milionárias, como os jogadores Antony e Casemiro.

Portanto, mesmo brigando contra times mais ricos, os Gunners estão conseguindo se dar bem. Com contratações pontuais de bons e jovens jogadores no ano atual e em anos anteriores, e um trabalho contínuo de seu treinador, que conseguiu implantar sua filosofia de jogo de forma magistral, o Arsenal dá gosto ao telespectador que assiste o time jogar, com um elenco que possuí uma média etária de somente 25 anos. Jovens jogadores como Gabriel Martinelli, Bukayo Saka, William Saliba, Martin Odegaard, vivem a melhor fase de suas carreiras, junto com a ótima fase de jogadores um pouco mais experientes, como Granit Xhaka e Thomas Partey, que são pilares no meio-campo do time. A diretoria do clube, que tem muito mérito por essa fase, ainda foi pontual na janela de meio de temporada e conseguiu melhorar ainda mais o nível do plantel, com a chegada de Trossard, que havia sido encostado no Brighton, e Jorginho, mais experiente e que não vinha muito bem no Chelsea.

Atualmente a equipe inglesa lidera a liga com 5 pontos de vantagem para o vice-líder Manchester City, e restando apenas 11 partidas para o fim da competição, sendo que os dois times se enfrentam dia 26/04, no Eithad Stadium, casa do City. O fim do campeonato será intenso, faltando pouco para que essa equipe de tradição que é o Arsenal, volte a conquistar a liga após longos 19 anos.

 

Assista aos melhores momentos da vitória do Arsenal sobre o Bournemouth no dia 04/03 no Emirates Stadium, em Londres. O time perdia por 2 a 0 até os 62 minutos e conseguiu a virada com um gol de Reiss Nelson aos 97: https://www.youtube.com/watch?v=du4MZU615_w

 

Colunista
João Hauck é de Belo Horizonte, onde mora e cursa jornalismo. Apaixonado por esportes desde criança, principalmente o futebol, sempre frequentou estádios e praticou o esporte com amigos e familiares. A TV e agora a internet expandiram os seus horizontes para o Brasil e para o mundo, tornando- se admirador de times brasileiros e de outros países, mas principalmente um fã do futebol britânico e do seu estilo de jogo.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento