PORTAL DA DIFUSORA
Sábado, 04 de Março de 2023 09:00

Retorno aos treinos

CINCO DICAS PARA VOCÊ VOLTAR AOS TREINOS COM EFICIÊNCIA E SEGURANÇA

 

Renata Sander

 

Como bons brasileiros, muitos de nós começamos o ano depois do carnaval. Isso inclui o início às atividades físicas, ou o retorno depois que paramos no recesso de fim de ano e agora estamos decididos e motivados a voltar!

Aproveitamos a empolgação para matricular em várias atividades e até compramos novos equipamentos. Mas quantos de nós conseguimos manter o ritmo até o final do ano? Ou começamos com tudo e nos lesionamos logo em seguida?

Nesse início de treinos, precisamos atentar à essas cinco considerações para garantir segurança e bons resultados.

1)      Consistência antes de intensidade.

Vamos pensar a temporada de treinos como uma maratona, se corrermos forte demais o primeiro quilômetro, dificilmente conseguiremos terminá-la. E para alcançarmos a linha de chegada, primeiro temos que dar os primeiros passos, para então percorrermos os primeiros metros, depois os primeiros quilômetros. De passo em passo, de quilômetro em quilômetro chegamos lá. “Não precisa acelerar, basta não parar.”

Não se deixe levar pela empolgação, encaixe a atividade física na sua rotina de forma que seja um hábito sustentável a médio e longo prazo e valorize a consistência!

2)      Progressão para evitar lesões.

Pode ser um pouco frustrante começar devagar, fazer menos do que você costumava fazer antes de entrar de férias, ter que diminuir os pesos ou correr e nadar menos quilômetros, especialmente se estamos motivados e com bastante energia. Porém não podemos iniciar os treinos com a mesma carga que fazíamos antes!

O corpo precisa de tempo para se adaptar aos estímulos, fortalecer os tendões e articulações e desenvolver os níveis de força e resistência muscular. É comum ocorrer lesões quando se força o corpo excessivamente sem ele estar preparado, ou quando se realiza vários treinos fortes consecutivos sem dar ao corpo o devido descanso. O tempo de atividade física e a intensidade ao realizá-la deve ser aumentada gradativamente a cada treino e a cada semana para garantir um progresso saudável e eficiente.

3)      Você ficará dolorido, mas não desista.

Dor muscular após atividade física é muito comum, seja você atleta ou iniciante. A dor muscular tardia acontece quando se passa muito tempo sem se exercitar, quando se aumenta a intensidade dos exercícios e quando se realiza uma atividade em que o corpo não está acostumado. Ela tem seu pico entre 24 e 72 horas após um treino. Você sentirá menos dor muscular ao longo das sessões de treinos pois seu corpo estará maia adaptado aos exercícios. Não deixe que ela interfira na sua regularidade nos treinos!

4)      Alimentação, hidratação e sono para melhores resultados.

Comer bem, se hidratar e garantir horas de sono suficientes e de qualidade auxiliam o corpo tanto a ter energia e vigor para se exercitar quanto a se recuperar mais rápido dos treinos. Além disso, ajudam a ter menos dor muscular, menos risco de lesões e mais resultados.

Alimentação, hidratação, sono e exercício físicos são os pilares para sua saúde, não subestime os seus poderes!

5)      Tenha acompanhamento de um profissional.

Para garantir que programa de treino seja efetivo e seguro, tenha acompanhamento de um profissional de educação física especialista na modalidade escolhida. Ele saberá te orientar e ajustar seus exercícios de acordo com o seu nível, histórico e objetivos. Treinar por conta própria pode ocasionar lesões, poucos resultados e será mais propício de você desistir. Você também pode contar com um nutricionista para garantir que está se alimentando bem e suficiente e consultar com um médico para checar como vai o seu sono. Buscar profissionais da saúde mostra que você é responsável e comprometido com você mesmo.

 Bons treinos!

Colunista
Mineira de Belo Horizonte, Renata Sander foi atleta de alto rendimento de natação por 17 anos, somando diversos títulos, entre eles o de Campeã Mineira e Brasileira, recordista mineira no nado peito e três vezes Nadadora do Ano da liga americana, pela qual competiu, enquanto cursava faculdade nos Estados Unidos. Nos EUA, se formou em Ciência do Exercício e Movimento, com Especialização em Treinamento Esportivo e Certificação em Fisiologia do Exercício. Atualmente segue no desporto militar na modalidade de salvamento aquático pela Marinha do Brasil e participa do treinamento de atletas de natação e maratonas aquáticas.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento