PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 20 de Fevereiro de 2023 10:00

O dia em que a Música Morreu

E os três homens que eu mais admirava

O pai, o Filho e o Espírito Santo

Pegaram o último trem para o litoral

No dia em que a música morreu.

American Pie, Don McLean.

O dia 3 de fevereiro de 1959, sem dúvida, é um dos dias mais trágicos da história da música contemporânea. Nesta fatídica data um avião monomotor modelo Beechcraft Bonanza B35 caiu próximo de Clear Lake, Iowa. O acidente matou os músicos norte-americanos de Rock and Roll, Buddy Holly, aos 22 anos, Ritchie Valens, com 17 anos e J.P "The Big Bopper" Richardson, que tinha 28 anos, assim como o piloto Roger Peterson, de 21 anos. Esse dia seria definido posteriormente como"O dia em que a música morreu".

                            Os destroços do Bonanza no local do acidente. 3 de fevereiro de 1959.

Os músicos faziam a turnê The Winter Dance Party, que iria cobrir vinte e quatro cidades do centro-oeste dos Estados Unidos em apenas três semanas, de 23 de janeiro a 15 de fevereiro de 1959.


Ritchie Valens e um dos seus clássicos, LA BAMBA.



    Buddy Holly e a sua música Peggy Sue, que iria se tornar um hino.


Acidente

O avião decolou por volta das 0:55h (hora Local). Pouco após a 1h, Hubert Dwyer, piloto comercial e também dono do avião, observando de uma plataforma do lado de fora da torre de controle, viu a luz da cauda do avião descer gradualmente até sumir de vista.


As investigações concluíram que o acidente foi provocado por uma combinação de mau tempo e erro humano. Peterson não era habilitado para pilotar em condições climáticas não visuais, que requerem que a operação da aeronave seja feita apenas por orientação dos instrumentos.


Monumento erguido no local do acidente.

Tempos de luto para o Rock

A notícia da tragédia caiu como uma bomba naquela época, pois o mundo do rock já estava sofrendo com perdas como, por exemplo: em 1957, Little Richards abandonou a carreira e virou pastor. No ano seguinte, Jerry Lee Lewis se envolveu em um escândalo ao se casar com sua prima de 13 anos e Elvis Presley foi convocado para servir o exército.

A história do acidente foi retratada no filme "La Bamba" (1987), e também na canção "American Pie" (1971), de Don Mclean.



A cantora Madonna também fez uma versão da clássica American Pie.



Buddy Holly


                                                                                   Ritchei Valens

                                                                                      Big Bopper
Colunista
Welker Magalhães, também conhecido como Kim reside em Belo Horizonte, onde estuda jornalismo, uma de suas paixões, mas desde criança sempre alimentou sua grande paixão: a música. Assim, começou acompanhando o mercado musical pelas FMs de BH, pelas lojas de CDs e após os 18, pelas noites dos circuitos de músicos mineiros e pelos shows nacionais e internacionais que sempre passam pela capital mineira. A música também acompanha seu outro bom gosto: a literatura.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento