PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 01 de Fevereiro de 2023 09:00

Elvis, o filho do Mississippi.


Elvis Presley, um dos maiores ícones do século XX. Uma lenda não apenas da música americana, mas da música mundial. O Rei do Rock, como é conhecido, iniciou sua carreira em 
1954, gravando para o lendário estúdio Sun Records em Memphis, com o produtor Sam Phillips. 



                                               Sun Studio, o lendário lugar onde Elvis gravou suas primeiras músicas.

Com uma carreira meteórica, Elvis lançou seu primeiro single pela RCA, Heartbreak Hotel, em 27 janeiro de 1956, um sucesso e alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos. Já o álbum de estreia foi lançado em 23 de março do mesmo ano pela RCA, contendo verdadeiros clássicos como: "Blue Suede Shoes"," Tutti Frutti","Blue Moon", e a linda"Lawdy Miss Clawdy".




Lawdy Miss Clawdy-1972.

 


Álbum de estreia de Elvis Presley, 1956, RCA.


 O álbum passou 10 semanas no topo da parada Billboard Top Pop Albums em 1956, o primeiro de Rock and Roll a liderar as paradas, e o primeiro do gênero a vender mais de um milhão de cópias. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll of Fame. Em 2003, ficou na posição 56 na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone, mantendo a posição na versão atualizada de 2012. Ganhou disco de ouro em 1966 e de platina em 2011 nos Estados Unidos. 


A carreira de Elvis no cinema :

 Elvis estreou no cinema com "Love me Tender, 1956", tendo como par romântico a estrela Debra Paget.  


Outros filmes de destaque de Elvis Presley:


“Prisioneiro do Rock' n' Roll” (1957)
 “Balada Sangrenta” (1958)
“Feitiço Havaiano” (1961)
“O Seresteiro de Acapulco”(1963)
“Lindas Encrencas, as Garotas” (1969).

Mas a década de 1970 não foi boa para Elvis Presley, principalmente a partir de 1973, quando o seu casamento com Priscilla chegou ao fim. O astro começou a ganhar peso, a apresentar sérios problemas de saúde e um grave vício em remédios controlados, passando a viver cada dia mais recluso.
                                                                                  Elvis nos anos de 1970.




Elvis Presley-Suspicious Minds (live in Las Vegas).


Em junho de 1977, Elvis se apresentou em Los Angeles, naquele que seria seu último show. Apenas dois meses depois, o dia 16 de agosto seria um marco na história como a data da morte de Elvis Presley.  




         Ultimo Show de Elvis Presley-21 de junho de 1977

Elvis Presley ainda hoje é o artista que mais vendeu na história da música em todos os tempos. Sua Mansão, Graceland, transformou-se em um templo para os fãs de todo o mundo. E a sua trajetória se tornou um verdadeiro legado no mundo da música.  

Elvis Presley, 136 milhões de unidades vendidas

Apesar da morte em 1977, o rei do rock continua vivo no universo musical. Segundo a revista “Forbes”, ele é o quarto artista morto com maior receita, aproximadamente US $90 milhões por ano. Um dos pioneiros do rock and roll, Elvis ficou conhecido pela forma extravagante com a qual cantava e dançava na década de 1950. Os seus discos foram sucesso de venda em todo o mundo.

Colunista
Welker Magalhães, também conhecido como Kim reside em Belo Horizonte, onde estuda jornalismo, uma de suas paixões, mas desde criança sempre alimentou sua grande paixão: a música. Assim, começou acompanhando o mercado musical pelas FMs de BH, pelas lojas de CDs e após os 18, pelas noites dos circuitos de músicos mineiros e pelos shows nacionais e internacionais que sempre passam pela capital mineira. A música também acompanha seu outro bom gosto: a literatura.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento