PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 23 de Janeiro de 2023 08:00

Segurança Veicular

 

Vida Sobre Rodas - Laércio Mendonça Júnior 

  

Muitos imaginam ou já ouviram alguém dizer que os carros de hoje são frágeis e menos resistentes, com lataria que amassa com facilidade comparados aos mais antigos que eram tidos até como “tanques de guerra”, mas tudo isso não passa de ledo engano. A física e a resistência dos materiais explicam em outras palavras que, ao amassar de forma controlada e planejada, os ocupantes estão sendo poupados de graves lesões ou até mesmo de perder a vida.

Os automóveis evoluíram muito através dos anos em todos os sentidos: desempenho, conforto, dirigibilidade, tecnologia entre outros itens, mas foi na segurança que ocorreram os mais importantes avanços.

Atualmente para estarem no mercado têm que obedecer às normas e leis para garantir um padrão mínimo de proteção e bem-estar de seus ocupantes e esse grau de exigência vai depender do rigor de cada mercado.

A engenharia veicular se baseia em duas premissas básicas: segurança ativa e segurança passiva.

A segurança ativa é a mais importante pois envolve todo e qualquer equipamento ou sistema que atue com o objetivo de facilitar uma condução fácil e segura permitindo ao condutor condições de escapar de uma situação inesperada que possa levá-lo a um acidente. Alguns itens desta segurança são o sistema de freios ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade ou simplesmente um bom sistema de iluminação.

Já a segurança passiva só entra em ação após acontecido o acidente. Aqui vão ser importantes os equipamentos ou sistemas que vão amenizar ao máximo os danos aos ocupantes e até mesmo a preservação de suas vidas. Ou seja, uma carroceria projetada para ter um habitáculo resistente, mas que possua áreas previstas para absorver e dissipar o máximo possível a energia do impacto, cintos de segurança, airbags e sistemas que evitem o vazamento de combustíveis que possa causar um incêndio.

Em suma, segurança ativa evolve tudo aquilo que vai evitar que o acidente aconteça e a segurança passiva, uma vez ocorrido, tudo aquilo que vai ajudar na proteção dos ocupantes para evitar e amenizar lesões e principalmente salvar suas vidas.

https://www.youtube.com/watch?v=C_r5UJrxcck

O vídeo acima ilustra tudo o que vimos até o momento simulando um impacto frontal muito comum de acontecer com dois carros do mesmo porte e com mesma velocidade, mas com uma diferença de 50 anos de idade dos projetos. Fica fácil perceber a deformação programada da dianteira do carro mais novo absorvendo parte da energia do impacto e ao mesmo tempo vemos o habitáculo se mantendo mais preservado e o condutor sendo protegido pelo cinto de segurança e o sistema de bolsas infláveis evitando maiores traumas. No carro antigo o resultado é desastroso e fatal ao condutor mostrando a grande vulnerabilidade na questão da proteção.

O vídeo abaixo mostra a importância que o item segurança representa no desenvolvimento de um automóvel atualmente.

https://www.youtube.com/watch?v=Em1oWV1ZwQ8

 

Foto de abertura: Departamento de Segurança Veicular da Volkswagen - Divulgação

Colunista
Laércio Mendonça Júnior nasceu em Campinas, mas é filho de ourofinenses. Junto com seus pais, morou em diversas cidades do país mas veio a estudar arquitetura na PUC Campinas, onde reside atualmente. Desde cedo se interessou por veículos automotores, tendo experimentado e analisado diversos modelos de automóveis, além de participar de inúmeros lançamentos e feiras automobilísticas, acompanhando a evolução deste mercado desde os anos 80.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento