PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 30 de Dezembro de 2022 09:00

ELES NÃO LIGAM PARA GENTE!

Michael Jackson durante as filmagens de They Don´t Care About Us, Rio de Janeiro, Brasil, 1996.

Imagine o seguinte cenário: o maior astro da música pop do planeta terra resolve gravar o seu mais recente clipe no Brasil, mais precisamente no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro. E no pelourinho, na Bahia. Algo totalmente inimaginável até o ano de 1996, quando o rei do pop resolve presentear seus fãs tupiniquins com o clipe da música: They Don´t Care About Us, gravado aqui no nosso amado país.

 


Foto: Marco Siqueira/Estadão

A letra da música aborda temas como, racismo, desigualdade social e violência policial, temas que infelizmente fazem parte da vida dos habitantes desse país do samba e do carnaval chamado Brasil. A canção foi lançada originalmente em 1995 no álbum: History: Past, Present and Future, Book I. Comercialmente, They Don´t Care About Us, tornou-se um sucesso entre dez países europeus e número 1 na República Tcheca, Alemanha, Hungria, e Itália. Nos EUA, a canção alcançou o número 30 na Billboard Hot 100. They Don´t Care About Us, foi a única música de Michael Jackson a ter dois vídeos na MTV, ambos dirigidos por Spike Lee. O primeiro videoclipe da canção aparece no Box Set Visionary: The Video Singles.


Capa do single americano de They Don´t Care About Us.

 

A Versão do Brasil.

Spike Lee conta que produzir o clipe no Brasil não foi nada fácil, as autoridades brasileiras da época não queriam que o clipe fosse gravado, pois temiam que o vídeo abalasse a imagem do Brasil perante o mundo. O clipe mostrava a pobreza e a desigualdade social tão gritante no país, mostraria a falha do governo com a população mais pobre. Além disso, o Rio de Janeiro estava concorrendo à sede das Olimpíadas de 2004. Ronaldo Cezar Coelho, então Secretário Estadual da Indústria, Comércio e Turismo. Exigiu direitos de edição sobre o produto acabado, afirmando: "Não vejo que devemos facilitar filmes que não contribuem em nada para todos os nossos esforços para reabilitar a imagem do Rio".

Outra decisão polêmica de Spike Lee, foi de negociar a segurança de Michael Jackson com os próprios traficantes do Morro Santa Marta, gerando uma grande crítica das autoridades brasileiras. Um juiz chegou a proibir as filmagens, mas esta decisão foi anulada por uma liminar. A equipe contou com a ajuda de 1.500 policiais e 50 moradores durante a gravação do clipe no Rio de Janeiro. Já no pelourinho, Michael e a sua equipe contaram com a participação do grupo Olodum. Em 2009, a Billboard, descreveu a área como" agora um modelo de desenvolvimento social" e alegou que a influência de Michael Jackson foi responsável por essa melhoria.
A laje, que se transformou no Espaço Michael Jackson, é parada obrigatória para quem visita o Santa Marta, no Rio de Janeiro.
 
Versão brasileira do clipe de They Don´t Care About Us, gravado no Santa Marta e Pelourinho.

A Versão Americana
A segunda versão do clipe tinha como cenário uma prisão dos Estados Unidos, e fazia referências aos abusos das autoridades e da polícia, alegando desprezo aos direitos humanos. Essa versão foi gravada em estúdios de Nova Iorque. A MTV estadunidense baniu o clipe de sua grade normal devido à violência exposta no clipe. A VH1 e a MTV tinham permissão de exibir o vídeo apenas após às nove da noite.

Cena da versão americana de They Don`t Care About Us.
 
 
Versão americana de They Don´t Care About Us.
 

 

Colunista
Welker Magalhães, também conhecido como Kim reside em Belo Horizonte, onde estuda jornalismo, uma de suas paixões, mas desde criança sempre alimentou sua grande paixão: a música. Assim, começou acompanhando o mercado musical pelas FMs de BH, pelas lojas de CDs e após os 18, pelas noites dos circuitos de músicos mineiros e pelos shows nacionais e internacionais que sempre passam pela capital mineira. A música também acompanha seu outro bom gosto: a literatura.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento