PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 15 de Dezembro de 2022 08:00

A Importância da Arte

A Importância da Arte

Emanuel de Gusmão (Maneco de Gusmão.)

 

Existem várias teorias sobre como se deu o desenvolvimento humano, algumas até extraterrestres, mas por enquanto a única certeza que temos é que a vida só existe nesta terra de belezas encantadas, de florestas em cios permanente e que nós fazemos por a destruir. Ferreira Gullar dizia que a arte existe quando a realidade já não basta. Prova desta bela frase é que depois de pesquisas que estou fazendo e ampliando o meu conhecimento, cheguei à conclusão de que os primatas, através da união (a união faz a força) depois de terem resolvidos seus problemas básicos, que eram a proteção através da moradia nas cavernas e a alimentação, podemos afirmar com certeza que o primeiro gesto intelectual humano foi a arte através de desenhos na caverna. O princípio foi a imagem não o verbo, como escrito na bíblia. E por incrível que pareça este desenvolvimento artístico foi feito em várias partes do mundo sem qualquer conhecimento que tivessem entre elas. A força do indivíduo na descoberta do coletivo. A importância dos sonhos e de suas realizações. A arte vem a ser, a partir deste momento mágico da história da evolução, um elemento de reflexão unificando os indivíduos e criando novas possibilidades.

 

Conheça mais sobre esta Arte e vida de nossos ancestrais através de um vídeo ilustrativo da National Geographic de Portugal, no link:   https://www.youtube.com/watch?v=OfoOll1o7EU

Colunista
Emanuel de Gusmão dito Maneco de Gusmão é artista plástico estilo barroco contemporâneo. Nasceu em Ouro Fino e desde jovem desenvolveu seu lado artístico. Já em São Paulo, estudou Artes, conviveu com artistas e participou de várias exposições. Foi também professor de pintura na Penitenciária de São Paulo e nas prisões da França de Fleuris Merojis e Bois Darcy, país para o qual se mudou em 1990 e onde morou por 14 anos. Na Europa participou de exposições em alguns países e atuou como artista e professor. De volta a Ouro Fino criou a Caixa Preta, uma obra de arte utilitária: casa, atelier e galeria de arte, onde vive literalmente dentro da Arte.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento