PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 08 de Dezembro de 2022 09:00

Clube da Esquina: Amor, Poesia e Amizade

 
Lançado
em março de 1972, o álbum Clube da Esquina é o resultado de uma amizade sólida e verdadeira entre Lô Borges e Milton Nascimento. E foi responsável por dar uma nova identidade para a música mineira tornando-se um clássico da música popular brasileira. Clube da Esquina aparece em 7º lugar na lista dos álbuns mais influentes da MPB, pela revista Rolling Stone. Tão importante como a lista da Rolling Stone, este álbum foi recentemente eleito o mais importante da música brasileira, em uma votação envolvendo mais de 500 críticos musicais.

Este clássico revelou também toda a musicalidade de Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, e claro, toda poesia de Márcio Borges e Fernando Brant. Qualidades que podem ser notadas em músicas como: Tudo o que você podia ser, O Trem Azul e Um Girassol Da Cor de Seu Cabelo. O álbum também possui uma veia política pulsante tendo a música Nada Será Como Antes tornado um hino contra o regime militar. Sem falar na incrível Trem de Doido, que ajudou a expor o que acontecera no hospício de Barbacena/MG nos anos de 1900.

Foto tirada em 1971 na cidade de Diamantina/MG Lô Borges, Fernando Brant, JK, Márcio Borges e Milton Nascimento.

Foto tirada em 1971 na cidade de Diamantina/MG. Lô Borges, Fernando Brant, o então presidente JK (Juscelino Kubitschek), Márcio Borges e Milton Nascimento.


O álbum também é lembrado pela sua clássica capa, feita pelo fotógrafo Carlos da Silva Assunção Filho: a imagem representa toda a simplicidade do povo brasileiro e principalmente, a do povo mineiro, na visão de duas crianças na beira de uma estrada de terra. As crianças no caso são: Antônio Carlos Rosa de Oliveira "Cacau" e José Antônio Rimes "Tonho".  


Após cinquenta anos de seu lançamento,
Clube da Esquina continua relevante e um disco obrigatório na formação musical e cultural de toda pessoa apaixonada por música. E se você, por algum motivo qualquer, ainda não conhece essa obra-prima da MPB, faça esse favor para você mesmo e para a sua mente, ouça Clube Da Esquina. Tenho a certeza de que a sua vida vai ser mais alegre e cheia de poesia.



Esquina das Ruas Paraisópolis e Divinópolis no bairro de Santa Teresa, em Belo Horizonte, onde tudo começou.





Colunista
Welker Magalhães, também conhecido como Kim reside em Belo Horizonte, onde estuda jornalismo, uma de suas paixões, mas desde criança sempre alimentou sua grande paixão: a música. Assim, começou acompanhando o mercado musical pelas FMs de BH, pelas lojas de CDs e após os 18, pelas noites dos circuitos de músicos mineiros e pelos shows nacionais e internacionais que sempre passam pela capital mineira. A música também acompanha seu outro bom gosto: a literatura.
*Os conteúdos e eventuais opiniões apresentadas nas Colunas da Difusora são de inteira responsabilidade dos respectivos colunistas.
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento