Lançamento da Ártemis I
Entre 7 e 19 de dezembro de 1972, ocorreu o último voo tripulado à Lua com a missão Apollo 17 com os astronautas Eugene Andrew Cernan (1934-2017), Ronald Ellwin Evans Jr. (1933-1990) e Harrison Hagan Schmitt (1935). Passados 50 anos, recomeçam os empreendimentos lunares com o programa Artemis (Ártemis, nas pronúncias em inglês e brasileiro e grafia em brasileiro) da NASA (National Aeronautics and Space Administration), empresas espaciais comerciais e parceiros internacionais, almejando em 2025 levar à Lua a primeira mulher e o próximo homem. Portanto, depois de adiamentos desde 29 de agosto por problemas técnicos, a missão Artemis 1 foi lançada em 16 de novembro, às 03h04 de Brasília, levando a capsula Orion (Órion, na pronúncia e grafia em brasileiro) numa jornada circunlunar de longa duração objetivando testar e demonstrar os sistemas em ambiente espacial e garantir com segurança o retorno com reentrada, descida, aterrissagem e recuperação. O lançamento ocorreu no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida, no histórico Complexo de Lançamento 39B, mesmo local do projeto Apollo. Com duração 25d11h36min., serão percorridos quase 2.100.000 km e com retorno em 11 de dezembro, quando a capsula Orion na reentrada alcançará 39.500 km/h.
O foguete com 98 m, denominado de Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês: Space Launch System), com massa de mais de 2.600.000 kg, comportou 3,3 milhões de litros de propelente de oxigênio (LOX) e hidrogênio (LH2) líquidos resfriados a -217°C. Decolou com força de empuxo de 4.000.000 kg, equivalente a 14 Boeings 747, transportando uma carga de cerca de 26.800 kg.
A bordo uma “tripulação” curiosa: um manequim masculino denominado de Moonikin Campos e dois manequins femininos, Helga e Zohar, com sensores de monitoramento; como homenagem histórica, um parafuso e uma porca que faziam parte do motor do foguete Saturno V da Apollo 11; sementes de plantas e árvores; uma assistente Alexa de inteligência artificial para monitorar as condições da nave, como distância e velocidade.
Para incentivo educacional da NASA por suas parcerias, igualmente embarcados um boneco do cachorro Snoop vestido de astronauta; quatro bonequinhos astronautas Lego; e um boneco do carneiro Shaun, personagem infantil de uma série televisiva. Na sequência do programa, em 2023 ou 24 a Artemis II conduzirá quatro astronautas à órbita lunar, prosseguindo em 2025 com a Artemis III estabelecendo uma estação orbital a partir da qual uma tripulação pousará na Lua e instalará o Acampamento Base Ártemis (Artemis Base Camp), então astronautas e robôs explorarão e produzirão Ciência de alto nível, proporcionando desenvolvimentos econômicos, industriais e sociais, bem como a capacitação e implementação de força de trabalho qualificada.
Dessa maneira, objetivando inspirar e engajar as novas gerações e preparando o caminho à primeira missão tripulada ao planeta Marte na década de 2030. A missão Artemis I inicia uma nova odisseia rumo à Lua e da corrida espacial, por isso em próximos comentários retornarei ao tema.